“Brasil Urgente: Como a Nova Autoridade de Cibersegurança Transformará sua Proteção Digital”
O Brasil deve estabelecer uma autoridade de cibersegurança para enfrentar o aumento dos crimes digitais, segundo um relatório aprovado pela Comissão de Relações Exteriores. O senador Esperidião Amin destacou que a segurança cibernética no país é abordada de maneira fragmentada entre diferentes agências, o que dificulta uma resposta eficaz.
Ele enfatizou a necessidade urgente de um projeto de lei que defina como essa nova autoridade funcionará. Citações de estudos internacionais, incluindo uma análise do Banco Interamericano de Desenvolvimento, reforçam a importância da colaboração entre o setor público, privado e de defesa para um combate mais eficiente contra os crimes cibernéticos.
Além disso, uma auditoria recente do Tribunal de Contas da União apontou a falta de uma liderança clara nas atividades de segurança digital, resultando em desigualdade no acesso a proteção cibernética. Amin também compartilhou sua experiência com uma associação estadunidense que poderia servir como modelo para o Brasil, destacando a relevância da cooperação internacional na investigação de crimes cibernéticos. O relatório visa, assim, promover melhorias na segurança e privacidade de todos os brasileiros.