O movimento de inovação tecnológica avança no Brasil, mas em um ritmo moderado, de acordo com o Índice de Transformação Digital do Brasil de 2024, que registrou 3,7 pontos, evolução em relação aos 3,3 do ano anterior. Os dados são fruto de uma pesquisa da Fundação Dom Cabral em parceria com a PwC Brasil.

A pesquisa revela que, apesar do crescimento ainda pequeno, áreas como inteligência artificial estão ganhando destaque nas empresas. Ricardo Langanke, CEO da LGK-Fundação Dom Cabral, ressalta que as empresas estão tentando se adaptar às demandas do mercado e utilizam o estudo como um guia para identificar melhorias em tecnologia.

Embora o índice geral mostre aumento em diversas categorias, como governança e estratégia, o desenvolvimento da transformação digital ainda se mostra lento. A maioria das organizações adota uma postura cautelosa, investindo apenas de forma restrita em tecnologia.

A pesquisa indica que a maior barreira para o avanço é a falta de uma cultura digital sólida e de liderança. A transformação digital precisa ser vista não apenas como uma questão de tecnologia, mas também como uma mudança cultural essencial para o futuro das empresas.